Bandeira e Hino

Bandeira da Alemanha
A bandeira da Alemanha é composta por três cores (tricolor) e as cores oficiais são:  PRETO, VERMELHO e DOURADO.

A tricolor preta apareceu primeiramente no começo do século 19 e alcançou proeminência durante a revolução de 1848. O breve Parlamento de Frankfurt de 1848–50 propôs a tricolor como uma bandeira para um estado germânico unido e democrático. Com a formação da República de Weimar após a Primeira Guerra Mundial, a tricolor foi adotada como a bandeira nacional da Alemanha. Seguindo a Segunda Guerra Mundial, a tricolor foi designada como a bandeira de ambos Alemanha Oriental e Ocidental. As duas bandeiras foram idênticas até 1959, quando símbolos socialistas foram adicionados à bandeira da Alemanha Oriental. Desde a reunificação em 3 de outubro de 1990, a tricolor preto-vermelho-dourada permaneceu como a bandeira da Alemanha.

A bandeira da Alemanha não teve sempre as cores preta, vermelha e dourada. Após a Guerra Austro-Prussiana em 1866, a Confederação da Alemanha do Norte dominada pela Prússia adotou uma tricolor preta-branca-vermelha como sua bandeira. Esta bandeira mais tarde se tornou a bandeira do Império Alemão, formada seguindo a unificação da Alemanha em 1871, e foi usada até 1918. Preto, branco e vermelho foram reintroduzidos como cores nacionais com o estabelecimento da Alemanha Nazista em 1933.

Os esquemas de cores preta-vermelha-dourada e preta-branca-vermelha tiveram um papel importante na história da Alemanha e possuiu vários significados. As cores da bandeira moderna estão associadas com a democracia republicana formada após a Segunda Guerra Mundial, e representa a unidade e liberdade alemã: não somente a liberdade da Alemanha, mas também a liberdade pessoal do povo alemão.

Variantes da bandeira

Kriegsflagge (1848-1867)

Kaiserliche Kriegsflagge (1903-1918)

Reichskriegsflagge (1933-1935)

Kriegsflagge (1935-1945)


HINO


Das Lied der Deutschen foi escrita por August Heinrich Hoffmann von Fallersleben, em 1841, na ilha de Helgoland, sobre uma melodia da peça Quarteto do Imperador, composta em 1797 por Joseph Haydn.

Terminada a Primeira Guerra Mundial, o primeiro Presidente da República de Weimar, Friedrich Ebert, elevou a Canção dos Alemães à condição de hino nacional.

A Constituição Alemã de 1949 não estabeleceu um hino nacional.

Em 1952, a Canção dos Alemães foi reconhecida como hino nacional, em troca de correspondência entre o primeiro Presidente Federal, Theodor Heuss, e o Chanceler Federal, Konrad Adenauer que estabeleceu que «Em solenidades oficiais, cantar-se-á a terceira estrofe.»

Conforme estabelecido em troca de correspondência, de 19 e 23 de Agosto de 1991, entre o Chanceler Federal Helmut Kohl e o Presidente Federal Richard von Weizsäcker, [1] confirmando a tradição da "Canção dos Alemães" como exortação à unidade alemã: «Todas as estrofes da canção formam um todo, que é um documento da história alemã (...). A terceira estrofe da ‘’Canção dos Alemães’’, escrita por Hoffmann von Fallersleben com a melodia de Joseph Haydn, é o Hino Nacional do Povo Alemão.


Clique em play para reproduzir o hino.
Category: